84

Autenticidade e Ação
23/10/2017

Texto Bíblico: João 17: 14-18

Em seu livro “A Igreja Autêntica”, John Stott adverte para a existência de igrejas doentes porque possuem uma auto imagem falsa. Falta-lhes uma percepção fidedigna de sua identidade bem como de sua vocação. Para ele, algumas comunidades construíram uma perspectiva de igreja que mais se parece com a de um “clube social” que tem como objeto a adoração a Deus. Já outras, conceberam uma visão com enfoque na missão secular.

Todavia, Stott propõe uma igreja equilibrada que tenha como referencial o Senhor Jesus Cristo que se encarnou e viveu conosco, exposto às mesmas tentações. Ele acolheu a todos sem evitar ninguém. Também se identificou com as nossas dores, nossos pecados e nossa morte, sem, contudo, sacrificar ou comprometer sua identidade.

Assim, a Igreja deve ser santa, separada do “mundo” (no sentido em que “mundo” significa a sociedade em inimizade com Deus, ou o conjunto de pessoas e valores que se opõem a Deus, como indicado nos versículos 14 e 16). Entretanto, a igreja também deve ser enviada ao “mundo” (quando o termo “mundo” se refere à humanidade, à totalidade da sociedade que habita a Terra independentemente de origem étnica, religiosa etc., conforme João 17:18).

Destarte, devemos penetrar no mundo dos não cristãos como Jesus penetrou em nosso mundo. Precisamos compreender suas dúvidas e falsas concepções a respeito do Evangelho. Necessitamos demonstrar empatia com os seus sofrimentos e nos sensibilizar com sua condição social, seja devido à pobreza, desemprego ou qualquer tipo de discriminação a que estiverem submetidos.

Desejamos que a Igreja Batista do Farol continue compreendendo sua identidade e seu chamado para ser santa e ao mesmo tempo envolvida com as questões relevantes pertinentes à sociedade (mundo) em que está inserida. Nossa comunidade deve manter íntegra sua identidade, permanecendo fiel às Escrituras, não cedendo aos valores da pós-modernidade e do “politicamente correto”, mas buscando amoldar-se aos padrões de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

(Ely Almeida de Oliveira Santos)