74

Eu escolho a esperança
13/10/2017

Texto Bíblico: Êxodo 2:23-25

Esse texto nos mostra uma espera difícil. A opressão vivida pelo povo durou 430 anos. Mas o fato é que o Povo de Deus Clamava e Esperava por libertação. Aquele povo vivia sob o jugo da escravidão do Egito, esperava por liberdade e clamava por uma resposta do Senhor. Nesse texto, podemos ver o que Deus fez por um povo que decidiu ter esperança:

1) Deus se importa e inclina seus ouvidos (v.23 e 24). Uma Certeza Bíblica: Deus ouve oração! Mas você pode me perguntar: “E por que Ele não responde minhas orações”? Escute isso: “Certamente, o braço do Senhor não está encolhido para salvar, nem seu ouvido fechado para ouvir. Mas suas iniquidades separaram vocês de Deus. Seus pecados esconderam a face dele de vocês, então ele não os irá ouvir.” (Isaías 59:12)

2) Deus vê a necessidade humana (v25). Deus nos conhece porque Ele nos vê intimamente. Ele nos conhece! Essa é a experiência de Davi com Deus... Davi não pode se esconder do Senhor e por muitas vezes ele declara: Senhor, tu me sondas e me conheces. Sabes quando me sento e quando me levanto; de longe percebes os meus pensamentos.(Salmos 139:1-2). Nós podemos até conhecê-lo superficialmente, mas Ele jamais aceitará uma relação superficial conosco.

3) Deus age. “... sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel”. (Êxodo 3:7-8). Eu não creio num Deus morto! Ele é vivo e a todo instante nos dá sinais da sua graça! Ele está agindo! Deus tem um projeto para nós! Esse projeto se chama ESPERANÇA.

(Pr. Antenor Costa é ministro de Jovens da IBFarol junto com sua esposa Luciana)