23

Álbum de Fotografias
23/08/2017

Texto Bíblico: Quero trazer a memória aquilo que me traz esperança. Lm 3:21

Imagine o que aconteceria se alguém usando o seu álbum de fotografias resolvesse escrever a sua história. Provavelmente ao ver o seu sorriso em quase todas as fotos, seria levado a pensar que você é extremamente feliz.

Afinal a vida parece tão tranqüila quando vista através das fotos que guardamos. Fotos do primeiro banho, junto aos brinquedos, começando a engatinhar, apagando as velas do primeiro bolo de aniversário, viagens, passeios, festas, formatura, casamento.

Os álbuns parecem obedecer algo que nossa alma muitas vezes recusa entender, que é preciso guardar somente o melhor do nosso passado.

Fotografamos o dia do nascimento e não da morte, a formatura e não a reprovação, o casamento e não a separação. Basta alguém apontar uma máquina e lá estamos nós com um belo sorriso no rosto e fazendo uma pose digna de uma fotografia.

A vida seria bem melhor se nossa memória funcionasse assim. Não guardaríamos tanto lixo - mágoa, desgosto, ofensas, decepções. Esqueceríamos o que precisamos esquecer, e recordaríamos o que faz bem a alma.

Sinto-me sempre confortado quando leio as palavras do profeta Jeremias: “Quero trazer a memória aquilo que me traz esperança.” Lm 3:21.

Aprendo que viver assim é fruto de uma decisão consciente;

Aprendo que a esperança nos faz enxergar os anos futuros como os melhores de nossa vida;

Enxergo o quão importante é transformar o passado em motivo de crescimento e aprendizado;

Reconheço que Deus continuará sempre renovando sobre mim a sua graça e misericórdia.

Sorria, pode ser que mesmo sem você esperar, alguém lá do alto deseje tirar mais uma fotografia sua.

(Pr. Roberto Amorim de Menezes)